Resenha – Foro de São Paulo

Tragam seus chapéus de alumínio, porque no episódio resenha deste mês vamos falar sobre o Foro de São Paulo! Esta articulação de partidos de esquerda latino-americanos existe desde 1990, e seus partidos membros já governaram, na década passada, 13 países da América Latina ao mesmo tempo.

No momento da gravação deste episódio o Foro de São Paulo realizou sua 25a edição em Caracas, Venezuela. Cerca de 800 delegados se reuniram para debater os desafios da esquerda anti-neoliberal e anti-imperialista. Está sendo discutida a guinada ultradireitista que assola toda nossa região.

Por que o Foro de São Paulo se tornou o espantalho favorito da ultradireita? Ao se fazer uma simples pesquisa do Google se constata facilmente que ele é mais repercutido em sites e fontes olavistas e coisas do gênero do que pela própria esquerda. Será mesmo que se trata de uma grande organização que dirige uma conspiração para fazer com que a América Latina se torne uma ditadura comunista?

Chamamos a bordo para esta prosa Angélica Fontella do podcast Passadorama e Pedro Bocca, professor de Relações Internacionais.

Ficha técnica

Roteiro e Edição: Marcelo Pereira. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Passadorama #01, citado no episódio – Fake old news

Matéria do BBC Brasil – Por que o FSP é mais importante para a direita do que para a esquerda?

Ouça nosso episódio “A Venezuela é uma ditadura?”

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #024: Resenha – Foro de São Paulo. Locutor: Marcelo Pereira. Participantes: Angélica Fontella e Pedro Bocca. 29 de julho de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/07/29/resenha-foro-de-sao-paulo/ Acesso em: data de acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *