Redes Sociais, ou o Capitalismo das Plataformas

Nosso iate segue navegando nos mares das tretas da internet! Depois de falar da ação dos Estados Nacionais nas cyberguerras , o Granma resolveu bater um papo sobre as megaempresas que controlam as redes sociais e estão reestruturando o capitalismo mundial a partir dos algoritmos e das plataformas.

O que parecia, no começo, uma simpática forma de encontrar amigos antigos do colégio, ou participar de conversas despretensiosas entre torcedores de um time de futebol, se tornou a principal maneira de interação social de muitas pessoas ao redor do mundo. As redes sociais perceberam então uma forma de dominar o mercado de publicidade, superando até mesmo receitas de televisão, mas não pararam por aí.

As tecnologias que as redes sociais utilizaram para a publicidade acabaram sendo aproveitados por empresas que, ao aplica-las em contextos eleitorais, acabaram contribuindo para vitórias da ultradireita ao redor do mundo. Brexit, Trump, Bolsonaro e tantos outros fenômenos em todos os continentes deixaram de ser piadas extremistas que pareciam impossíveis de acontecer para se tornar a dura realidade de hoje em dia.

Como atuam Facebook, Google, Apple, Amazon e outras grande empresas da internet? Como as redes sociais modulam o comportamento e as emoções das pessoas? As plataformas explicam a ascensão do ódio como prática política ao redor do mundo? A uberização significa os algoritmos controlando as relações de trabalho? O que podemos fazer para ter maior transparência e controle social sobre estas plataformas digitais?

Para entrarmos nesta treta convidamos a bordo do nosso iate o prof. Carlos D’Andrea, da UFMG, e Florence Poznanski, da ONG Internet Sem Fronteiras

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Mande uma cartinha pra nóscontato@granma.com.br

Ouça nosso episódio sobre Guerras Híbridos

Documentário The Cleaners

Show de lançamento Boogarins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *