Militares no Governo Bolsonaro

Vivemos em tempos em que o exército brasileiro dispara, em plena luz do dia, 80 tiros contra uma família. Mas o que confere às forças armadas essa “poder” sobre tudo e todos?

Tá na hora da gente entender o que os generais estão fazendo em Brasília! O Governo Bolsonaro começou uma bagunça, com ministros falando groselha nas redes sociais, propostas de retiradas de direitos sociais e trapalhadas no Congresso.

Mas para além das altas confusões dessa turminha do barulho, dezenas de militares tem ocupado postos-chave na burocracia do executivo, tornando-se peça fundamental para que as decisões do Governo se tornem efetivas.

Não se trata apenas do vice-presidente Hamilton Mourão e do ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, que têm maior destaque midiático e estão à frente na hierarquia militar. A presença de militares no governo já é recorde. Nem mesmo no período da ditadura se viu tanta farda assim nos gabinetes ministeriais.

Porque o alto oficialato aposta tanto neste Governo, que se mostra tão inepto? Quais são seus objetivos? Há divisões entre os generais? E como eles vinham se inserindo nos governos pós-88? Para responder estas e outras perguntas, a tripulação do nosso iate chamou a bordo a profa. Suzeley Kalil, da UNESP.

E ainda tem o Celso lembrando os tempos de serviço militar obrigatório!

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Mande uma cartinha pra nóscontato@granma.com.br

Dica cultural da Profa. Suzeley: Filme “Os militares que disseram não“, de Silvio Tendler, 2014.

Filme “Pastor Cláudio“, de Beth Formaggini, 2019.

Participe do uaiPod 2019 – Encontro Mineiro de Podcasters e Ouvintes dia 13/04/2019

Registro de associado da ABPod – para as eleições da nova diretoria

Ouça nosso episódio sobre o começo do Governo Bolsonaro

Ouça nossa episódio sobre o golpe de 2016

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #018: Militares no Governo Bolsonaro. Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Entrevistada: Suzeley Kalil. 11 de abril de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/04/11/militares-no-governo-bolsonaro/ Acesso em: data de acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *