Resenha – Brumadinho

Carnaval tá quase aí, a gente podia estar na folia, mas o Brasil nos obriga a pistolar! O crime ambiental da Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, que matou centenas de pessoas, atingiu toda bacia do rio Paraopeba e agora ameaça o Rio São Francisco, é o assunto do mês de fevereiro no Granma Resenha.

À luz do que aconteceu em Mariana, há pouco mais de três anos atrás, nós discutimos os impactos do crime ambiental de Brumadinho, de gigantescas proporções. Qual o modus operandi da Vale na ruptura da barragem da mina do Córrego do Feijão? Será que mais uma vez ela vai se preocupar mais em tentar recuperar sua imagem e negligenciar as vítimas?

Qual é a política que o Brasil escolher para a mineração? Em que ela contribuiu para que chegarmos a situações como essa? Reestatizada a Vale ou “Reprivatizar” qual seria a solução?

Para conversar sobre estas e outras questões a nossa capitã Amélia Gomes convocou Wallace Oliveira, da nossa tripulação fixa, e convidou Filipe Mendonça, do podcast Chutando a Escada.

Ficha técnica

Roteiro e Apresentação: Amélia Gomes. Edição: Marcelo Pereira. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Ouça nosso episódio sobre o crime ambiental de Mariana

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Uma resposta para “Resenha – Brumadinho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *