Ciência e fake news

A ascensão dos governos de ultradireita no mundo foi acompanhada do surgimento do fenômeno da pós-verdade. Em outras palavras, vivemos um momento em que as emoções e afetos são mais importantes do que os fatos para a formação da opinião das pessoas.

Neste contexto, a ciência, enquanto método da apreensão da realidade baseada em evidências e pesquisa, está em cheque. A grande ameaça é a avalanche de boatos, teorias da conspiração e versões alternativas dos fatos, que passamos a chamar de fake news.

Quem diria que no século XXI cresceria na humanidade a crença de que a terra é plana? Quem diria que um boato sobre distribuição de mamadeira em formato peniano seria decisivo para as eleições presidenciais? Esse é o mundo contemporâneo!

E é claro que a escola, a Universidade e a ciência em geral não estariam imunes à influência das fake news. Junto com elas chegaram o projeto Escola Sem Partido, os cortes drásticos no financiamento da pesquisa científica e a ameaça à autonomia universitária. Para conversar sobre esta distopia da ode à ignorância em que vivemos hoje, convidamos Bruna Schall, doutoranda em Sociologia da UFMG, e Renan Santos, professor de biologia e divulgador científico do Brasil de Fato-MG.

Além disso, Celso das Chave está preocupado com seu sobrinho que vai pra escola e chega em casa contando as abobrinhas que viu no Youtube.

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Dica da Brunah: podcast Dragões de Garagem

Dica do Renan: podcast Naruhodo

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #014: Ciência e Fake News. Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Participantes: Bruna Schall e Renan Santos. 16 de fevereiro de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/02/16/ciencia-e-fake-news/ Acesso em: data de acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *