A Venezuela é uma ditadura?

Primeiro episódio de 2019 no ar! Em tempos de ascensão conservadora em toda a América Latina, a Venezuela também vive um período conturbado. Está em todos os jornais a ameaça do não reconhecimento do novo mandato de Nicolas Maduro por parte da comunidade internacional. Além disso a Assembleia Nacional, liderada pela oposição, acabou de proclamar um governo paralelo.

A oposição de direita na Venezuela tem muitas características que lembram a direita que ascendeu ao poder no Brasil. O Governo Bolsonaro, por exemplo, já manifestou diversas vezes sua intenção de agredir o Estado soberano venezuelano. Há quem diga inclusive que a Venezuela é hoje um país isolado diplomaticamente.

Não são poucas as ameaças que nossos vizinhos do norte estão sofrendo, inclusive não está descartada a possibilidade de uma agressão militar. Então nossa tripulação do Granma convocou uma equipe de primeira, que tem experiência de viver na Venezuela e acompanhar de perto todas estas movimentações, para nos explicar o que tá pegando na pátria de Bolívar.

Dessa vez conversamos com Vanessa Aguiar Borges, historiadora e educadora popular, e Caio Climaco, cientista do estado pela UFMG, mestrando em Ciencias para el Desarrollo Estrategico na Universidade Bolivariana da Venezuela.

E tem também o Celso das Chave reclamando das agressões do seu vizinho!

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Capa: Marcelo Pereira.

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

Referência ABNT deste episódio

GRANMA #012: A Venezuela é uma ditadura?. Locutores: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Participantes: Caio Clímaco e Vanessa Aguiar Borges. 18 de janeiro de 2019. Podcast. Disponível em: http://www.granma.com.br/2019/01/18/a-venezuela-e-uma-ditadura/ Acesso em: data de acesso.

7 respostas para “A Venezuela é uma ditadura?”

  1. Os EEUU são os responsáveis pelo bloqueio em Venezuela, o mesmo que fazem há mais de meio século em Cuba.
    Sou fã incondicional da vizinha e amiga Venezuela. Esta ciosa loca do Bolsonaro que está criando problema com aquele pais a manfo fos EEUU. Abraços. Shalom.

  2. Vivi os últimos 25 anos na Venezuela e agora estou em Curitiba. Eu sei mais sobre esse assunto do que todos vocês juntos multiplicados. É uma ditadura vil, assassina e corrupta

  3. A Venezuela tem todas as características de uma democrácia lá as pessoas podem discordar do governo e não serem presas por isso os canais de imprensa não são censurados.A população vai as ruas ovacionar um governo legítimo que fraudou as eleições para se manter no poder percebam que na Venezuela tem todos os temperos de que uma democrácia forte e punjante precisa sem contar com os milhões de refugiados que estão saindo da Venezuela um país que respeita os direitos individuais e a propriedade privada que está sendo atacada pelo governo com grandes empresas deixando de operar no país tudo isso indica que na Venezuela existe uma forte democracia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *