A ~nova~ direita brasileira

Precisamos falar sobre a direita brasileira para além das caricaturas e memes. Por mais que Bolsonaros, Daciolos, Constantinos e Olavos nos forneçam muito material para boas risadas, nossa tripulação do Granma montou um time de primeira para uma conversa aprofundada sobre as características da atual direita brasileira, que saiu do armário nos últimos anos e chega forte nas eleições de outubro.

Quem são estes novos grupos e partidos que não têm mais vergonha de se afirmar enquanto direita? Qual a relação deles com a mídia brasileira? E com os grupos liberais e libertários internacionais? Quais são as suas origens históricas? E a relação deles com o conservadorismo cristão, católico e pentecostal?

Para responder estas e outras perguntas, convidamos o Prof. Rodrigo Patto Sá Motta, do Departamento de História da UFMG, e Talita Victor, servidora da Câmara dos Deputados e militante do PSOL.

E, claro, não podemos nos esquecer do Celso das Chave rachando os bicos com os lunáticos profetas do apocalipse da URSAL.

Ficha técnica

Apresentação e Roteiro: Amélia Gomes e Marcelo Pereira. Edição: Amélia Gomes. Logo do Granma: Tiago de Macedo Rodrigues. Arte da Capa: Marcelo Pereira.

Dica cultural do Rodrigo: Mesa de abertura do Colóquio Internacional “Pensar as direitas na América Latina no século XX” (todos os demais vídeos estão disponíveis no mesmo canal) https://www.youtube.com/watch?v=WlSEsOpSSCg

Dicas culturais da Talita:  Coluna do Pastor Henrique Vieira na Mídia Ninja http://midianinja.org/author/henriquevieira/

SILVA, Danniel Gobbi Fraga da. Identidade em ambiente virtual: uma análise da rede estudantes pela liberdade. 2016. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Acessível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/22245

Siga-nos nas redes sociais:

https://www.facebook.com/granmapodcast/

twitter: @granmapodcast

https://www.instagram.com/granmapodcast/

Mande uma cartinha pra nós: contato@granma.com.br

3 respostas para “A ~nova~ direita brasileira”

    1. Olá Maurício! Obrigado pelo seu interesse em compartilhar o Granma no Facebook. Não há um botão de compartilhamento na nossa página, mas basta você copiar a URL na barra de endereço do seu browser e colar no Facebook. Se preferir, entre na página do Granma no facebook em http://www.facebook.com/granmapodcast/ e compartilhar diretamente por lá. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *